NOVA XAVANTINA

por Deuselira — publicado 24/02/2016 15h21, última modificação 08/03/2022 11h05
Uso da planta Crotalária no combate a dengue começa Autor: Interessante News | Crédito (foto): Reprodução
Combate a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as escolas, começou a embalar sementes de Crotalária para serem entregues a comunidade, no combate ao mosquito da dengue Aedes Aegypti. Após várias reuniões com as lideranças do município, onde foram marcados e realizados mutirões de coleta de lixo e notificações para aqueles que não colaborassem, foi decidido que a distribuição das plantas seria mais uma alternativa para evitar a reprodução em grande escala do mosquito.

O combate com o utilizo da crotalária, vem ocorrendo alguns locais do país, no estado de Mato Grosso, por exemplo, as cidades de Sorriso, Rondonópolis entre outras, já aderiram ao uso da planta.

Entenda como ocorre o combate

A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal, a libélula, que também busca  água parada para sua reprodução, vai depositar seus ovos, e essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

Como a crotalária se desenvolve para o combate?

20150422223738A Crotalária Juncea cresce de 60 centímetros a no máximo 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias. O manejo deve ser feito justamente nessa fase de florescimento, quando o adubo verde apresenta o máximo acumulado de nutrientes. Esse é o momento em que normalmente o mosquito da dengue já é mandado para bem longe de casa. Em algumas cidades do país como em Sorriso, citado acima, sementes de Crotalária estão sendo plantadas pela cidade, que num único mês de pleno verão, com chuvas intensas, não registrou nenhum caso de dengue depois que as sementes foram espalhadas pelo município. Na cidade de Dracena, no interior de São Paulo, sementes de Crotalária foram distribuídas aos moradores para que plantem em suas casas, na tentativa de diminuir os casos de dengue no município.

plantei

Fontes: Xavantina News

http://www.novaxavantina.mt.leg.br/institucional/noticias/portal_factory/News%20Item/news_item.2016-02-24.7356053272/edit?_authenticator=5985218f923fd25b8f19185bae59187c85d31582