Antonio Joaquim é eleito novo presidente do TCE-MT

por Deuselira — publicado 05/11/2015 18h59, última modificação 05/11/2015 18h59
04 NOVEMBRO 2015

O Tribunal de Contas de Mato Grosso elegeu na sessão plenária de hoje (4/11), por unanimidade, a Mesa Diretora para o biênio 2016-2017, tendo como presidente o conselheiro Antonio Joaquim, vice-presidente o conselheiro Valter Albano e, como corregedor geral, o conselheiro José Carlos Novelli. A sessão solene de posse será realizada no dia 17 de dezembro, às 10h, mas os eleitos assumem a condução dos trabalhos no dia 4 de janeiro próximo.

A eleição dos dirigentes do TCE-MT obedece sistemática regimental que alterna na direção um conselheiro que ainda não tenha assumido o cargo de presidente com outro que já tido essa experiência. Em regra, as gestões são orientadas por planos estratégicos aprovados para períodos de seis anos, ou seja, compreendendo três biênios. A chapa única foi apresentada na abertura da sessão plenária e a votação foi com células. 

A 53º Mesa Diretora terá como missão conduzir um novo ciclo de planejamento estratégico para o período de 2016 a 2021. O termo de referência do plano, tendo como parâmetro os resultados do planejamento anterior e debates que começaram no mês de agosto, já está sendo submetido aos conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores de contas, em rodadas de reuniões para análise da proposta. Os objetivos e metas estratégicas também serão submetidas a todos os servidores das áreas de controle externo e de gestão em reuniões programadas para a próxima semana.

O conselheiro Waldir Teis foi convidado e aceitou assumir o cargo de Ouvidor Geral do TCE. Os conselheiros Sérgio Ricardo e Domingos Neto também foram convidados e aceitaram continuar presidindo as sessões da Primeira e Segunda Câmaras de Julgamento.

Compromisso

O presidente eleito Antonio Joaquim fez um apelo de ajuda e compromisso aos procuradores de contas e conselheiros substitutos, destacando a harmonização necessária e existente. Também fez o mesmo apelo a todo o corpo de auditores e técnicos e aos servidores de gestão, afirmando que o TCE-MT está se preparando para dar um novo salto de qualidade, para o qual eles são essenciais. "Tenham todos a minha garantia de lealdade à missão constitucional e aos valores desta instituição", disse.
A eleição da nova Mesa Diretora foi elogiada pelo procurador William Brito, que destacou o modelo de transição de gestão existente e a experiência do presidente eleito. Também se pronunciaram em compromisso com a futura gestão os conselheiros Valter Albano, José Carlos Novelli, Domingos Neto e Sérgio Ricardo, assim como o presidente Waldir Teis. 

Fonte:http://www.ucmmat.org/noticias/2218-tce-elege-novo-presidente-nesta-quarta-em-mt