ENTRE NOVA XAVANTINA E BARRA DO GARÇAS

por Deuselira — publicado 10/02/2017 14h20, última modificação 10/02/2017 14h57
Cebola instalou nova placa de limite territorial
Autor: Interessante News | Crédito (foto): 



O prefeito de Nova Xavantina João Batista Vaz da Silva, o Cebola, amparado pela lei 10.500 de 2017, começou a visitar as novas propriedades pertencentes ao município após a nova divisa com Barra do Garças. Cebola aproveitou a oportunidade, convocou uma comitiva e instalou a nova placa de divisa entre o município de Xavantina e Barra, as margens do Córrego Água Azul.

Cebola disse que a área ora devolvida a Nova Xavantina já pertenceu àquele município, que foi transferido para Barra do Garças quando o então governador Dante de Oliveira, (já falecido), em 1995 criou uma lei com esta mudança de divisa territorial. Naquela ocasião Barra do Garças perdeu parte de seu território, (distrito de Toricueje) para o município de General Carneiro. Que retornou com a luta do então deputado Joaquim Davi dos Santos (Quinca).

“Só estou buscando o que era nosso. Aquela região que agora se estende até à margem direita do rio Pindaíba, em Indianópolis, é mais próxima de Xavantina. Somos nós que atendemos os moradores com serviços de saúde e até mesmo recuperamos estradas”. Esses argumentos de João Cebola, segundo disse, foram justificados ao ponto de serem aprovados tanto pela Seplan quanto pela unanimidade da Assembleia Legislativa que reconheceu essa falha e fez Justiça devolvendo a área a Nova Xavantina.

Cebola alegou que atendeu cerca 5.000 pessoas ano passado no hospital de Nova Xavantina, que tem arrumado estradas e citou a construção de uma ponte sobre o Córrego do Zacarias. “Quem deveria fazer isso era Barra do Garças. Xavantina ficava com o ônus e o Barra do Garças com bônus. A correção foi feita, agora não vamos perde-la, vamos lutar com todas as forças para garantir nosso território”, disse Cebola lembrando que nesse processo perdeu parte do território de Nova Xavantina para Campinápolis.

Sobre o apoio político recebido, Cebola disse que “quem me ajudou politicamente e que defendeu Nova Xavantina foi o secretário Eduardo Moura que tem propriedade naquela região, e o presidente da Comissão, deputado ‘Nininho’ (PSD) que agiu com toda transparência e seriedade".

NX1

LEI 10.500 DE 18 DE JANEIRO 2017.

Fonte:http://interessantenews.com.br/noticia/cebola-instalou-nova-placa-de-limite-territorial/46512